O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) notificou o Nubank na quinta-feira (6) após tomar conhecimento de “diversos relatos” de clientes que afirmam ter sido vítimas de golpes por meio do aplicativo da fintech. O objetivo da notificação é questionar as medidas de segurança adotadas pela empresa.
Segundo o Idec, os principais problemas enfrentados pelos usuários incluem invasão de contas por hackers, realização de empréstimos indevidos em nome dos titulares e transferências de grandes somas de dinheiro para outras contas. Um dos casos relatados envolve quatro transações via Pix, que totalizaram R$ 150 mil em apenas quatro minutos, embora o titular nunca tenha realizado saques superiores a R$ 250.
O instituto destaca que, nas últimas semanas, houve diversas denúncias em redes sociais, plataformas de reclamação e no site consumidor.gov.br sobre a falta de segurança no aplicativo do Nubank. De acordo com as vítimas, a fintech não dispõe ou não aplica um sistema que impeça transações atípicas na conta dos usuários.
Em resposta, o Nubank afirmou que a segurança é uma prioridade e que monitora constantemente a utilização de seus serviços, desenvolvendo ferramentas de proteção para auxiliar na prevenção e combate a golpes. A empresa também informou que possui equipes especializadas e canais de atendimento disponíveis 24 horas para auxiliar as vítimas.
O Idec menciona que o Nubank enviou um alerta por e-mail aos clientes no início de abril, esclarecendo que a fraude se trata do golpe de acesso remoto. Nesse tipo de golpe, os fraudadores conseguem efetuar transferências bancárias após o usuário baixar aplicativos piratas que possibilitam o acesso remoto ao celular da vítima. A fintech ressaltou que os problemas relatados não configuram falhas de segurança do banco e recomendou que os clientes mantenham o aplicativo atualizado.
O instituto de defesa do consumidor busca obter mais informações sobre os casos relatados, entender por que medidas preventivas não foram adotadas com maior antecedência e verificar como a fintech está lidando com as vítimas dos golpes. Fábio Machado Pasin, advogado do programa de serviços financeiros do Idec, lembra que o artigo 14 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) determina que o fornecedor é responsável por reparar danos causados a consumidores em decorrência de falhas na prestação de serviços.
O Nubank tem 15 dias corridos, a partir do recebimento da notificação, para apresentar suas respostas ao Idec.