A empresa brasileira de cosméticos Natura relatou um prejuízo líquido no quarto trimestre de 2022, após uma queda na receita em todas as suas linhas de produtos.
De acordo com o relatório financeiro da empresa, divulgado na segunda-feira (13), a Natura teve um prejuízo de 310 milhões de reais no período de outubro a dezembro de 2022, em comparação com o lucro líquido de 168,8 milhões de reais registrados no mesmo período do ano anterior.
A empresa atribuiu o resultado negativo a uma queda nas vendas em todas as suas linhas de produtos, incluindo Natura, Avon e The Body Shop. A receita líquida da empresa no quarto trimestre de 2022 caiu 7,6%, para 3,3 bilhões de reais, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
A Natura disse que a queda nas vendas se deveu em parte ao impacto da pandemia de COVID-19, que afetou as vendas em lojas físicas em vários mercados. No entanto, a empresa relatou um aumento nas vendas on-line em todos os seus mercados, o que ajudou a mitigar as perdas.
“O ano de 2022 foi marcado por desafios significativos em muitos dos mercados em que operamos“, disse João Paulo Ferreira, CEO da Natura &Co América Latina, em comunicado. “Estamos enfrentando esses desafios com foco na transformação digital e em nossas marcas, com o objetivo de garantir a sustentabilidade de longo prazo do nosso negócio.“
A Natura disse que está investindo em tecnologia e inovação para impulsionar suas vendas on-line e melhorar a experiência do cliente. A empresa também está expandindo suas operações para novos mercados, como a China, onde a marca Natura foi lançada recentemente.
No entanto, alguns analistas questionaram a estratégia da empresa em meio à crescente concorrência no mercado de cosméticos, especialmente no segmento de vendas diretas.
“A Natura está enfrentando desafios significativos à medida que tenta se adaptar ao ambiente de varejo em constante mudança“, disse o analista de varejo da Bloomberg Intelligence, David Merriman, em relatório. “A competição está aumentando, especialmente no segmento de vendas diretas, onde a Natura historicamente teve uma forte presença.”
Apesar dos desafios, a Natura disse que está otimista em relação ao futuro, citando o aumento da demanda por produtos naturais e sustentáveis como uma oportunidade de crescimento.
“Acreditamos que a nossa estratégia de focar em marcas autênticas e em nossos valores de sustentabilidade e impacto social nos diferencia em um mercado cada vez mais competitivo“, disse Ferreira. “Estamos confiantes de que estamos no caminho certo para impulsionar o crescimento a longo prazo da nossa empresa.”
No momento a Natura trabalha para impulsionar suas vendas on-line e melhorar a experiência do cliente, ao mesmo tempo em que expande suas operações para novos mercados, como a China. Apesar dos desafios, a empresa permanece otimista em relação ao futuro, citando a demanda crescente por produtos naturais e sustentáveis como uma oportunidade de crescimento.